100%

Saúde e cultura unidas no combate ao mosquito aedes

Em época de Carnaval, o Brasil é musicalidade pura. Com isso, a iniciativa do artista e prefeito José Amazan, de Jardim do Seridó (RN), contribui com as campanhas e ações em saúde para o combate ao mosquito aedes aegypti. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), boas práticas, como a do potiguar, que tem ritmo e composição, podem ser divulgadas por todo Brasil.

A entidade destaca que, por parte da cultura, o órgão gestor municipal e o conselho municipal podem contribuir com os responsáveis pela saúde no que se refere ao planejamento de ações de conscientização para o combate ao mosquito transmissor e às doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Isso porque as linguagens artísticas têm a capacidade de transmitir conhecimentos e provocar a reflexão na população de modo acessível e prazeroso. A música do prefeito Amazan é um bom exemplo de boa prática e que pode ser utilizada em outros temas e situações.

Ações
O Município pode, por exemplo, realizar concurso literário, exposição de artes visuais, mostra teatral, festival de cinema, programa de rádio, dentre outras iniciativas que tratem dessa temática. As ações podem ocorrer na biblioteca, no museu, no cinema, no centro cultural, bem como, na praça, no ponto de ônibus, debaixo de um viaduto, na parede de um prédio público, dentre outros. Além de alcançar a população de diversas maneiras, também é possível abordar diferentes áreas como assistência social, educação ou o que se mostrar necessário na realidade local.

A música de Jardim do Seridó tratou de uma problemática que atinge o Brasil inteiro, levantando o tema para a população. Ao investir em ideias como essa, o Município fomenta o trabalho de artistas locais, promove a sociabilidade entre os cidadãos e fortalece o sentimento de pertencimento da população para com os equipamentos culturais e outros espaços públicos existentes na cidade.

Confira a música que o prefeito José Amazan Silva, de Jardim do Seridó (RN) compôs:

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/03/2019 - 08:21:45 por: Lucas Mendes - Alterado em: 08/03/2019 - 08:22:25 por: Lucas Mendes

Notícias

Ordem do Dia: CM aprova seis projetos
Ordem do Dia: CM aprova seis projetos

Cartão alimentação para servidores
Atendimento referencial a pessoas autistas
Destinação de pneus inservíveis
Suplementação
“Semana Todos Pela Viva”
Confira o resumo da 14ª Sessão Ordinária