Vereadores se solidarizam com tragédia em Brumadinho

​​​​​Os vereadores Adriano do Postinho (PRP) e Regina Barrach (MDB) em pronunciamento na Tribuna da CM durante sessão ordinária desta segunda-feira (04) se solidarizaram com os cidadãos atingidos pela tragédia configurada como crime ambiental após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), no último dia 25 de janeiro.

Para a primeira secretária, Regina Barrach, “famílias foram destruídas pela irresponsabilidade de uma empresa”. Indignada, com as declarações do presidente da Vale, Fabio Schvartsman, que a partir de agora as barragens serão revistas e nova tecnologia deverá ser empregada, só cobrança popular por fiscalização poderá coibir outras tragédias.

Outro parlamentar a se sensibilizar foi Adriano do Postinho (PRP) que declarou: “Volta a mostrar uma ferida aberta que temos da inconsequência, da incapacidade, dos gestores de maior acesso”. Segundo Adriano, outra face desta catástrofe está ligada aos gestores municipais, onde prefeitos de cidades com barragens fizeram movimento para que não ocorresse seu descomissionamento, pois isso representaria queda na arrecadação de 25% a 30%, além do Ministério Público que teria deixado de fiscalizar a parte ambiental. Ele qualificou como falta de conscientização dos poderes municipal, estadual e federal. “O civil, que é a pessoa que mora lá em baixo, ela não é a principal preocupação com tudo o que está acontecendo”, disse Adriano.

Traçando um paralelo com a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), onde 242 pessoas morreram no incêndio da boate Kiss, em 23 de janeiro de 2013, que provocou edição de leis mais rigorosas e  fiscalização ostensiva, tal efetividade também deve se empregada nas barragens para maior segurança. E encerrou revelando que mais 200 apresentam alta periculosidade.

Vítimas em Brumadinho

Segundo o portal G1, a Defesa Civil de Minas Gerais atualizou, no início da tarde desta quinta-feira (7), o número de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. Até o momento, 157 corpos já foram resgatados.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/02/2019 - 10:54:16 por: Patrícia Sanchez - Alterado em: 08/02/2019 - 11:25:36 por: Wagner Arnaldo Bôscolo

Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal

O vereador Adriano do Postinho (PRP)  estará no próximo sábado (16) em Ourinhos para reunião com o deputado federal Capitão Augusto para decidir estratégia a ser adotada para viabilizar a abertura da passagem de nível e retirada da cancela, na interseção da avenida Tiradentes com Nossa Senhora Aparecida, reivindicação antiga dos pederneirenses.

Segunda Sessão Ordinária

Câmara aprova três projetos
​​​​​​​
Nesta segunda-feira (11), os vereadores aprovaram três Projetos de Lei (PL) na Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária. Ainda foram aprovados nove Requerimentos e apresentadas cinco Indicações.

Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack

Os Municípios de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, têm recebido a maioria dos refugiados venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil em busca de melhores condições de vida. Na capital roraimense, no abrigo de Pintolândia, cuja capacidade está esgotada, e na praça vizinha, dezenas de pessoas dormem em meio a paredes pichadas com a sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Como o jornal Folha de São Paulo revelou em reportagem, os indígenas das etnias waraos e...

Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo

Ainda na tarde desta segunda-feira (8), outra reunião ocorreu, desta feita entre o Legislativo e o Executivo. Estiveram presentes, além do Presidente da Câmara, Vereador Danilo Alborghetti (PV), os Vereadores Marildo Ruiz (PSL), Durva (PV) e Regina Barrach (MDB). Da parte do Executivo, estiveram presentes o Sr. José Márcio Urréa (Vice-Prefeito) e o Sr. Gerson Marcos Moura Lima (Secretário Municipal de Almoxarifado e Controle Patrimonial).