100%

CNM parabeniza novos parlamentares e aguarda eleição da Mesa Diretora

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza os novos parlamentares eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que foram empossados nesta sexta-feira, 1º de fevereiro. A expectativa da entidade é manter o diálogo e a boa articulação alcançados ao longo dos últimos anos.

Nesse contexto, destaca-se a atuação dos ex-presidentes das Casas, Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, que, no comando do Poder Legislativo tiveram papeis importantes no andamento da pauta prioritária dos gestores locais.

A exemplo, o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para julho e a repatriação. Durante a presidência do senador Renan Calheiros, a aprovação das matérias possibilitou o acréscimo de receita aos cofres municipais, tão fragilizados com a crise financeira pela qual passou o país.

Além disso, o parlamentar de forma prestativa por diversas vezes atendeu aos pedidos de audiência da entidade e dos gestores locais para ouvir os pleitos apresentados. Da mesma forma, os últimos presidentes do Senado e da Câmara receberam os representantes do municipalismo e compareceram às mobilizações promovidas pela Confederação.

Pleitos recentes

Uma das pautas que teve o apoio do Eunício Oliveira e ainda é prioritária para os gestores é a redistribuição do Imposto sobre Serviços (ISS) – atualmente parada no Supremo Tribunal Federal (STF) e tema de projeto que tramita no Congresso. Em 2016, quando uma matéria sobre o tributo também aguardava apreciação dos parlamentares, o ex-presidente do Senado se comprometeu a trabalhar em favor do pleito. Outra ocasião de destaque foi a derrubada do veto 30/17, sobre o Encontro de Contas, em que solicitou aos gestores sensibilizarem senadores para apoiar a causa.

Paralelamente, na Câmara dos Deputados, a CNM esteve com o presidente Rodrigo Maia para pautar em Plenário as propostas favoráveis aos Municípios e garantir alinhamento com as lideranças partidárias. Sua decisão de permitir a tramitação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em comissões mesmo durante a intervenção federal foi essencial para dar celeridade às proposições do tipo na Casa. Como, por exemplo, o 1% do FPM de setembro e a legitimidade da CNM em propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A CNM conta com os parlamentares para fortalecer ainda mais a relação com o Congresso na votação da pauta prioritária municipalista e, desde já, convida todos os deputados e senadores para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 8 a 11 de abril em Brasília.

Por: Amanda Maia e Mabília Souza

Foto: Agência Câmara

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/02/2019 - 10:59:42 por: Lucas Mendes - Alterado em: 04/02/2019 - 10:59:42 por: Lucas Mendes

Notícias

Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal 
Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal 

O vereador Adriano do Postinho (PRP)  estará no próximo sábado (16) em Ourinhos para reunião com o deputado federal Capitão Augusto para decidir estratégia a ser adotada para viabilizar a abertura da passagem de nível e retirada da cancela, na interseção da avenida Tiradentes com Nossa Senhora Aparecida, reivindicação antiga dos pederneirenses.

Segunda Sessão Ordinária
Segunda Sessão Ordinária

Câmara aprova três projetos
​​​​​​​
Nesta segunda-feira (11), os vereadores aprovaram três Projetos de Lei (PL) na Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária. Ainda foram aprovados nove Requerimentos e apresentadas cinco Indicações.

Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack
Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack

Os Municípios de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, têm recebido a maioria dos refugiados venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil em busca de melhores condições de vida. Na capital roraimense, no abrigo de Pintolândia, cuja capacidade está esgotada, e na praça vizinha, dezenas de pessoas dormem em meio a paredes pichadas com a sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Como o jornal Folha de São Paulo revelou em reportagem, os indígenas das etnias waraos e...

Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo
Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo

Ainda na tarde desta segunda-feira (8), outra reunião ocorreu, desta feita entre o Legislativo e o Executivo. Estiveram presentes, além do Presidente da Câmara, Vereador Danilo Alborghetti (PV), os Vereadores Marildo Ruiz (PSL), Durva (PV) e Regina Barrach (MDB). Da parte do Executivo, estiveram presentes o Sr. José Márcio Urréa (Vice-Prefeito) e o Sr. Gerson Marcos Moura Lima (Secretário Municipal de Almoxarifado e Controle Patrimonial).