CNM parabeniza novos parlamentares e aguarda eleição da Mesa Diretora

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza os novos parlamentares eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que foram empossados nesta sexta-feira, 1º de fevereiro. A expectativa da entidade é manter o diálogo e a boa articulação alcançados ao longo dos últimos anos.

Nesse contexto, destaca-se a atuação dos ex-presidentes das Casas, Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, que, no comando do Poder Legislativo tiveram papeis importantes no andamento da pauta prioritária dos gestores locais.

A exemplo, o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para julho e a repatriação. Durante a presidência do senador Renan Calheiros, a aprovação das matérias possibilitou o acréscimo de receita aos cofres municipais, tão fragilizados com a crise financeira pela qual passou o país.

Além disso, o parlamentar de forma prestativa por diversas vezes atendeu aos pedidos de audiência da entidade e dos gestores locais para ouvir os pleitos apresentados. Da mesma forma, os últimos presidentes do Senado e da Câmara receberam os representantes do municipalismo e compareceram às mobilizações promovidas pela Confederação.

Pleitos recentes

Uma das pautas que teve o apoio do Eunício Oliveira e ainda é prioritária para os gestores é a redistribuição do Imposto sobre Serviços (ISS) – atualmente parada no Supremo Tribunal Federal (STF) e tema de projeto que tramita no Congresso. Em 2016, quando uma matéria sobre o tributo também aguardava apreciação dos parlamentares, o ex-presidente do Senado se comprometeu a trabalhar em favor do pleito. Outra ocasião de destaque foi a derrubada do veto 30/17, sobre o Encontro de Contas, em que solicitou aos gestores sensibilizarem senadores para apoiar a causa.

Paralelamente, na Câmara dos Deputados, a CNM esteve com o presidente Rodrigo Maia para pautar em Plenário as propostas favoráveis aos Municípios e garantir alinhamento com as lideranças partidárias. Sua decisão de permitir a tramitação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em comissões mesmo durante a intervenção federal foi essencial para dar celeridade às proposições do tipo na Casa. Como, por exemplo, o 1% do FPM de setembro e a legitimidade da CNM em propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A CNM conta com os parlamentares para fortalecer ainda mais a relação com o Congresso na votação da pauta prioritária municipalista e, desde já, convida todos os deputados e senadores para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 8 a 11 de abril em Brasília.

Por: Amanda Maia e Mabília Souza

Foto: Agência Câmara

Da Agência CNM de Notícias

Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/02/2019 - 10:59:42 por: Lucas Mendes - Alterado em: 04/02/2019 - 10:59:42 por: Lucas Mendes

Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal

O vereador Adriano do Postinho (PRP)  estará no próximo sábado (16) em Ourinhos para reunião com o deputado federal Capitão Augusto para decidir estratégia a ser adotada para viabilizar a abertura da passagem de nível e retirada da cancela, na interseção da avenida Tiradentes com Nossa Senhora Aparecida, reivindicação antiga dos pederneirenses.

Segunda Sessão Ordinária

Câmara aprova três projetos
​​​​​​​
Nesta segunda-feira (11), os vereadores aprovaram três Projetos de Lei (PL) na Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária. Ainda foram aprovados nove Requerimentos e apresentadas cinco Indicações.

Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack

Os Municípios de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, têm recebido a maioria dos refugiados venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil em busca de melhores condições de vida. Na capital roraimense, no abrigo de Pintolândia, cuja capacidade está esgotada, e na praça vizinha, dezenas de pessoas dormem em meio a paredes pichadas com a sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Como o jornal Folha de São Paulo revelou em reportagem, os indígenas das etnias waraos e...

Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo

Ainda na tarde desta segunda-feira (8), outra reunião ocorreu, desta feita entre o Legislativo e o Executivo. Estiveram presentes, além do Presidente da Câmara, Vereador Danilo Alborghetti (PV), os Vereadores Marildo Ruiz (PSL), Durva (PV) e Regina Barrach (MDB). Da parte do Executivo, estiveram presentes o Sr. José Márcio Urréa (Vice-Prefeito) e o Sr. Gerson Marcos Moura Lima (Secretário Municipal de Almoxarifado e Controle Patrimonial).