Câmara inicia campanha de prevenção contra o escorpião

As mortes decorrentes por picadas de escorpião na região tem deixado Pederneiras em alerta. Pensando no bem estar da população, a Câmara Municipal iniciou em suas plataformas digitais campanha de conscientização sobre os cuidados e prevenções de acidentes.

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, dos 18 casos registrados com escorpiões no município neste ano, 16 deles aconteceram na zona rural.

Onde estão?

O escorpião se esconde em locais úmidos e escuros, como entulhos, tapetes, pias e tanques, além de túmulos do cemitério e margens de rio. A melhor formar de se prevenir é colocando tela em ralos e não deixar entulho e lixo doméstico exposto, pois esse material atrai baratas, e, conseqüentemente, escorpiões.

Outra orientação é tomar cuidado ao manusear sapatos, cobertas e cortinas e mexer em fundo de gavetas. Apesar de a espécie de escorpião amarelo ser mais agressiva, os cuidados também são válidos para evitar o aparecimento da espécie marrom, pois são peçonhentos e podem causar acidente.

Sintomas

A picada por escorpião leva à dor no local, de início imediato e intensidade variável, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar.

Em caso de “picada” é necessário procurar, imediatamente, o Pronto-Socorro, para o bloqueio anestésico, já que o atendimento é de urgência. Em caso de desenvolver sintomas mais graves a indicação é  a aplicação do soro anti-escorpiônico.

(Fonte: Internet)
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/11/2018 - 15:52:55 por: Patrícia Sanchez - Alterado em: 28/11/2018 - 16:52:55 por: Patrícia Sanchez

Vereador Adriano do Postinho também é candidato a presidência da CM

O vereador Adriano Camargo Alves (PRP), exercendo o segundo mandato consecutivo registrou, na última quarta-feira (5), candidatura a presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020. Adriano do Postinho, como é popularmente conhecido, já presidiu a Casa na legislatura passada.