100%

Câmara inicia campanha de prevenção contra o escorpião

As mortes decorrentes por picadas de escorpião na região tem deixado Pederneiras em alerta. Pensando no bem estar da população, a Câmara Municipal iniciou em suas plataformas digitais campanha de conscientização sobre os cuidados e prevenções de acidentes.

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, dos 18 casos registrados com escorpiões no município neste ano, 16 deles aconteceram na zona rural.


Onde estão?

O escorpião se esconde em locais úmidos e escuros, como entulhos, tapetes, pias e tanques, além de túmulos do cemitério e margens de rio. A melhor formar de se prevenir é colocando tela em ralos e não deixar entulho e lixo doméstico exposto, pois esse material atrai baratas, e, conseqüentemente, escorpiões.

Outra orientação é tomar cuidado ao manusear sapatos, cobertas e cortinas e mexer em fundo de gavetas. Apesar de a espécie de escorpião amarelo ser mais agressiva, os cuidados também são válidos para evitar o aparecimento da espécie marrom, pois são peçonhentos e podem causar acidente.

Sintomas

A picada por escorpião leva à dor no local, de início imediato e intensidade variável, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar.

Em caso de “picada” é necessário procurar, imediatamente, o Pronto-Socorro, para o bloqueio anestésico, já que o atendimento é de urgência. Em caso de desenvolver sintomas mais graves a indicação é  a aplicação do soro anti-escorpiônico.

(Fonte: Internet)
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/11/2018 - 15:52:55 por: Patrícia Sanchez - Alterado em: 28/11/2018 - 16:52:55 por: Patrícia Sanchez

Notícias

Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal 
Vereador Adriano do Postinho se reúne com deputado federal 

O vereador Adriano do Postinho (PRP)  estará no próximo sábado (16) em Ourinhos para reunião com o deputado federal Capitão Augusto para decidir estratégia a ser adotada para viabilizar a abertura da passagem de nível e retirada da cancela, na interseção da avenida Tiradentes com Nossa Senhora Aparecida, reivindicação antiga dos pederneirenses.

Segunda Sessão Ordinária
Segunda Sessão Ordinária

Câmara aprova três projetos
​​​​​​​
Nesta segunda-feira (11), os vereadores aprovaram três Projetos de Lei (PL) na Ordem do Dia da 2ª Sessão Ordinária. Ainda foram aprovados nove Requerimentos e apresentadas cinco Indicações.

Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack
Em situação de vulnerabilidade, venezuelanos ficam propensos ao uso de crack

Os Municípios de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, têm recebido a maioria dos refugiados venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil em busca de melhores condições de vida. Na capital roraimense, no abrigo de Pintolândia, cuja capacidade está esgotada, e na praça vizinha, dezenas de pessoas dormem em meio a paredes pichadas com a sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Como o jornal Folha de São Paulo revelou em reportagem, os indígenas das etnias waraos e...

Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo
Legislativo busca melhorar diálogo com Executivo

Ainda na tarde desta segunda-feira (8), outra reunião ocorreu, desta feita entre o Legislativo e o Executivo. Estiveram presentes, além do Presidente da Câmara, Vereador Danilo Alborghetti (PV), os Vereadores Marildo Ruiz (PSL), Durva (PV) e Regina Barrach (MDB). Da parte do Executivo, estiveram presentes o Sr. José Márcio Urréa (Vice-Prefeito) e o Sr. Gerson Marcos Moura Lima (Secretário Municipal de Almoxarifado e Controle Patrimonial).