Presidente da Câmara se reúne com Conselho Municipal e Secretário da Saúde

Presidente da Câmara se reúne com Conselho Municipal e Secretário da Saúde Presidente da Câmara se reúne com Conselho Municipal e Secretário da Saúde
O presidente da Câmara Municipal de Pederneiras, vereador Joãozinho da Farmácia (PSDB) recebeu em reunião os membros do Conselho Municipal de Saúde. O Dr. Pedro Luiz Pereira, secretário da pasta também esteve presente. O encontrou aconteceu no final da tarde de quarta-feira (01) na sede do Legislativo.

A qualidade e a humanização no atendimento médico, as consultas de especialidades, a cobertura e resolutividade da atenção primária, o distanciamento da população em relação aos serviços e ações ofertadas nos Postos de Saúde da Família e a superlotação do Pronto Socorro foram temas debatidos.

“Penso que o investimento na atenção básica é sempre um agente fundamental. Temos que ter um novo olhar para a saúde em Pederneiras, nos aproximando ainda mais das pessoas. Se conseguirmos atender o anseio da comunidade por um bom atendimento nas proximidades do local onde ela se localiza, conseguiremos desafogar o Pronto Socorro e todo mundo ganha com isso, porque o atendimento será melhor, mais eficiente e mais humano”, disse Joãozinho da Farmácia.

A enfermeira Graziela Cristiane Gaziro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, comentou um dos pontos da pauta do encontro: a utilização do Pronto Socorro em atendimentos que poderiam ser resolvidos na atenção básica. “Chegamos a uma primeira decisão que deveríamos elaborar material educativo e de conscientização para utilização correta dos serviços de saúde. Muitas pessoas pela facilidade em relação a exames e medicação imediata acabam procurando o Pronto Socorro, saturando o atendimento”, disse.

Angela Kerche, membro do Conselho Municipal de Saúde e representando a Santa Casa de Pederneiras declarou:  “Vejo com muito bons olhos a iniciativa da Câmara, na pessoa do presidente Joãozinho da Farmácia, em pautar assuntos relevantes para a área da saúde, com intuito de ajudar a melhorar. Saúde é assunto sério e complexo, portanto, a união das pessoas e instituições é muito importante na solução dos problemas”.

O presidente da Câmara defende que o cuidado preventivo e inicial é o foco. “Precisamos trabalhar arduamente tendo certeza de que o atendimento primário pode evitar o agravamento de enfermidades. Assim, podemos evitar diagnósticos tardios, um dos grandes conflitos que a saúde pública enfrenta. Precisamos oferecer saúde através de consultas, coleta de exames laboratoriais e vacinas o mais próximo possível da população”, explicou.

Nos próximos dias um novo encontro será realizado para elaboração de ações a serem desenvolvidas e, a partir daí, a ideia é somar forças com vários setores públicos e da sociedade civil para melhorar o atendimento à saúde da população.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 02/08/2018 - 16:01:22 por: Patrícia Sanchez - Alterado em: 02/08/2018 - 16:06:14 por: Patrícia Sanchez

Vereadores retomam discussão da Guarda Municipal

Com pareceres favoráveis de três comissões permanentes da Casa, o Projeto volta ao Plenário onde precisa passar por duas deliberações. A primeira consta na pauta de votação desta segunda-feira (15)