Câmara devolve R$ 550 mil à Prefeitura e dinheiro vai para entidades assistenciais de Pederneiras Presidente, Joãozinho da Farmácia, entrega ao Prefeito Municipal, Vicente Minguili, comprovante de transferência bancária no valor de R$ 550 mil
Foi realizada na noite de segunda-feira (06/11), na Câmara Municipal de Pederneiras, a formalização da devolução, a título de antecipação, de R$ 550 mil do Legislativo para o Executivo. A quantia é resultado da redução de gastos com despesas ao longo do segundo semestre deste ano e será utilizada em benefício de, pelo menos, 12 entidades assistenciais do município.

O presidente da Casa, Joãozinho da Farmácia, em conformidade com os demais vereadores, abriu conversa com o Executivo em meados de outubro pedindo direcionamento do repasse e foi prontamente atendido.

Joãozinho da Farmácia lembrou que a primeira parte da antecipação, no valor R$ 300 mil, ocorreu no mês de agosto. No final do ano, após balanço, provavelmente haverá mais sobra, que também será devolvida ao cofre da Prefeitura.

Representantes de entidades estiveram presentes e destacaram a importância da ação conjunta entre o Legislativo e Executivo.

A administradora da Santa Casa, Ângela Kerche, prestou contas de atendimentos realizados pela entidade. Destacou a gestão “firme” em compra de medicamentos e folha de pagamento buscando equalizar receitas e despesas. Falou de projetos como reforma do pronto socorro, unidade de cuidado prolongado, aquisição de uma nova Autoclave e modernização de lavanderia. Mas para que todos os projetos se tornem realidade a administradora solicitou auxílio dos vereadores através de emendas. “Então contando com a comunidade de Pederneiras, com a força de trabalho de uma equipe que são dos funcionários de dentro do hospital e com a força de vocês nós vamos conseguir”, disse.

“Hoje estamos aqui para agradecer este gesto de solidariedade por parte dos poderes Legislativo e Executivo que vai nos proporcionar o pagamento do 13º salário dos nossos funcionários, coisa que padecemos para pagar em 50% no início deste ano. A Santa Casa está acima de qualquer posicionamento ou viés político ou ideológico. Temos como objetivo o bem estar da população. Buscamos a vida”, falou o provedor da entidade Ricardo Martini.

Rinaldo Mazeto, o “Bocão”, diretor financeiro da APAE falou em nome das entidades beneficiadas com a transferência de recursos.

Visivelmente emocionado agradeceu à Câmara no que qualificou de “gesto nobre de doação e partilha” do excedente orçamentário e ao chefe do Executivo pela “concordância”. Em seu discurso destacou a importância do ao amor ao próximo e disse “Amor ao próximo, senhores vereadores, é o que vocês estão praticando neste momento. Gestos como este é o que nos motiva a continuar em busca incessante de tentar dar maior qualidade de vida a todos nosso assistidos e praticar o amor ao próximo”, declarou “Bocão”.

O ex-prefeito de Pederneiras, Dr. Rubens Cury, também participou da sessão desta segunda-feira e destacou a gestão eficiente do presidente Joãozinho da Farmácia que  já devolveu aos cofres municipais R$ 850 mil e ao prefeito Vicente Minguili pela sensibilidade em concordar que os recursos fossem repassados as entidades. “É uma situação não comum no Brasil, quando se vê o dinheiro público sendo bem aplicado", afirmou o ex-prefeito que ainda destacou. "Não é surpresa na gestão do presidente Joãozinho, junto com todos os vereadores,  o presidente com sua capacidade de articulação consegue harmonizar todas as diferenças para o bem comum”, e finalizou “essa é a boa política, a que se faz pensando no bem de todos”, ressaltou dr. Rubens Cury.

Repasse às entidades

Do total, a Santa Casa receberá R$ 300 mil para pagamento do 13º salário dos funcionários. Já a Casa da Criança, a APAE e o Asilo São Vicente de Paulo recebem, cada um, a importância de R$ 50 mil. Os outros R$ 100 mil serão destinados a entidades como Casa Abrigo, Rede de Combate ao Câncer, Pequena Obra da Divina Providência, Legião Mirim, GAAN, Casa de Maria, APEM e Uniart, todas inscritas no conselho Municipal de Assistência Social.