100%

Aspectos Gerais

LOCALIZAÇÃO
Área: 743 Km²
 
DISTÂNCIAS
São Paulo: 320 Km
Bauru: 30 Km
Jaú: 22 Km
 
RODOVIAS DE ACESSO
Principal: SP-225 Rod. João Ribeiro de Barros.
SP 261 Rod. César Augusto Sgavioli (Pederneiras / Boracéia)
Osni Mateus (Pederneiras / Macatuba)
Vicinais para Usina São José, Guaianás, Vanglória e Santelmo
 
DADOS
Aniversário do Município: 22 de maio
População aproximada atualmente: 42 mil habitantes
Urbana: 88%
Rural: 12%
Números de Eleitores: 28.850
Casas: 11.353
Terrenos: 7.059
Origem do nome de Pederneiras: Pedra de Fogo
Padroeiro da cidade: São Sebastião
 
GEOGRAFIA
Localização: O município de Pederneiras situa-se em posição bem central (centro-oeste) em relação ao Estado de São Paulo, ocupando uma área de 743 Km². Tem como limites: Arealva e Bariri ao norte; Boracéia, Itapuí, Bariri e Jaú a leste; Lençóis Paulista e Macatuba ao sul; Agudos e Bauru a oeste.
Distritos: O Município possui 3 distritos: Guaianás (oeste); Vanglória (sul); Santelmo (norte).
Topografia: É levemente ondulada, não havendo declividades excessivas ou zonas inundáveis.
Hidrografia: O principal rio do município é o Tietê. Os outros mais destacados são: rio Bauru e o Ribeirão Pederneiras, Ribeirão do Veado, Ribeirão Água Limpa, Ribeirão dos Patos, desaguando todos no Rio Tietê.
Solo: O solo da região é formado pelo arenito de Bauru e por variedade de terrenos de massapé, de excelente fertilidade.
Vegetação: a reserva natural é de pouca significação. Havendo reflorestamento de pinus e eucaliptos. Cerca de 70% do solo rural é ocupado por culturas de cana e por pastagens para o gado.
Clima: É quente com inverno seco; temperatura anual oscilando entre 21ºC a 25ºC.
 
SOCIAL E ECONOMIA
População: a estimativa atual do município é de 42 mil habitantes.
Economia: Agricultura - Há predomínio da cultura de cana-de-açúcar, seguida das culturas de café, citros, milho, feijão, etc.
Pecuária: predominância do rebanho bovino, para leite e corte. E em menor escala frangos para corte e ovos, suínos, equinos, etc.
Indústria: Existem estabelecimentos industriais distribuídos entre os ramos de mecânica, química, minerais não metálicos, beneficiamento de produtos agrícolas, artefatos de madeira, confecções e outros. Destacando-se a fábrica Equipamentos de Construção Ltda (VOLVO), TORQUE, QUINTELA, AB/BRASIL, CARAMURU, COINBRA, THERMIC, PEDERTRACTOR, CARTONAGEM SALINAS, AJINOMOTO, várias confecções e indústria de induzidos que possui cerca de 100 empresas que emprega 10% da população. Não se pode esquecer que as pequenas indústrias contribuem em muito para o desenvolvimento da cidade, além de gerarem muitos empregos.
Comércio: São aproximadamente 1.500 estabelecimentos varejistas, destacando-se os de gêneros alimentícios, medicamentos, armarinhos e tecidos. E também cerca de 2.100 estabelecimentos de prestação de serviços, como: bares, restaurantes, hotéis, cabelereiros, barbeiros, fotógrafos, etc. (1.150 autônomos).
Bancos: A rede bancária é composta pelas agências do Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Caixa Econômica Estadual.
Educação: O ensino no município é proporcionado por 09 escolas estaduais de primeiro e segundo graus, 08 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental, 13 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil; 05 CCIs (Centro de Convivência Infantil) e uma EMEIF (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental) mantidas pela Prefeitura Municipal, escolas com cursos técnicos, ensino supletivo que funciona na E.E.P.G."Eliazar Braga", prédio tombado pelo patrimônio histórico. Há ainda escolas de línguas e de informática e 07 creches, sendo 05 municipais e 02 mantidas por órgãos assistenciais. A cidade possui ainda 03 faculdades: Uniararas e Facinter são telessalas e a FGP, presencial.
Saúde: O município possui 09 unidades básicas de saúde que atendem gratuitamente a população. Possui ainda, um Centro de Especialidades Odontológicas que beneficia aproximadamente 1.000 pessoas todos os meses, um Centro de Atenção à Saúde da Mulher com exames de ultrassom e mamografia gratuitamente e um Posto de Saúde da Família.

TRANSPORTES
Rodoviário: O município é servido por duas rodovias estaduais asfaltadas, com uma pista e duas faixas de trânsito, SP-225 e a SP-261 e é servido pelas empresas: Mourão, Reunidas e Expresso de Prata.

COMUNICAÇÕES
Telefonia: O sistema de telefonia está a cargo da TELEFÔNICA, operando por DDD e DDI.
Correio: O serviço de correio está sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.
Rádio e Jornais: O município possui também os jornais A Notícia, A Praça e A Tribuna e uma rádio emissora, a Rádio Cultura de Pederneiras AM/FM.
Recreação, Lazer e Cultura: Clube Alvorada, Clube de Campo, Ginásio de Esportes, Quadras de Futebol e Praças Públicas, Centro de Lazer, Parque Ecológico, Cinema , Teatro Municipal e Biblioteca Municipal.
Monumentos:
Castelo Furlani construído por Fausto Furlani e seus familiares, conforme fortes padrões de segurança, de 1911 a 1914.
A Escola Estadual de Primeiro Grau "Eliazar Braga", incluída no projeto memória escolar em 1986.
A Biblioteca Municipal foi criada pelo Prefeito Municipal Michel Neme em 21/08/57 pelo Decreto nº 497/57. Recebeu a denominação "Paula Rached", quando o Prefeito Municipal era Waldomiro Fernandes Mateus, pelo decreto 867/81, em 4/12/81 e foi instalada no Parquinho. Em 1987, o Prefeito Giácomo Bertolini transferiu-a para o andar superior da Prefeitura Municipal, hoje, na gestão da prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha funciona na Rua Benjamim Monteiro, O-146.
 
CENTROS RELIGIOSOS
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Igreja São Judas Tadeu
Igreja São João Batista (Santelmo)
Igreja São José (Guaianás)
Capela São Pedro (Dom Pedro)
Capela Santa Isabel (Macuco)
Capela Santa Rita e Santo Antônio (Bertoline)
Igreja Batista do Evangelho Pleno
Igreja Batista do Evangelho Pleno (Cidade Nova)
Congregação Cristã no Brasil (Centro, Michel Neme, Vila Paulista, Cidade Nova, Leonor Mendes de Barros).
Igreja Presbiteriana do Brasil (Centro).
Igreja Presbiteriana de Pederneiras (Vila Ruiz)
Igreja só o Senhor é Deus (Vila Bela Vista)
Igreja Assembleia de Deus (Vila Paulista)
Igreja Adventista (Guaianás)
Centro Espírita
Igreja Universal do Reino de Deus (Centro)
Igreja Nazareno (Centro)
Primeira Igreja Batista de Pederneiras (Centro - Duque de Caxias, N-356)
Igreja Renovada
Curiosidade: Igreja São Sebastião: Em 14 de junho de 1877, Aurélio Gonçalves, sua esposa e outros pederneirenses doaram alqueires de terra para a construção da igreja. Em 11 de outubro de 1949 iniciou a construção do atual prédio, terminado na década de 1950. A construção foi realizada sob a liderança do Monsenhor José Monteiam. O primeiro vigário foi o Padre Nicolau Scorachio, em 1892.
 
FESTAS RELIGIOSAS 
20/01 - São Sebastião
19/03 - São José (Guaianás)
22/05 - Santa Rita (Bertoline)
13/06 - Santo Antônio (Bertoline)
24/06 - São João Batista (Santelmo)
29/06 - São Pedro (Vila D. Pedro I)
12/10 - Nossa Senhora Aparecida (Saltinho e Vila Nossa Senhora Aparecida)
29/10 - São Judas Tadeu (Núcleo Habitacional Michel Neme)
13/12 - Santa Isabel (Vanglória), Semana Santa, Corpus Christi, Natal.

O Município

Hino de Pederneiras

Mapa de Pederneiras 2016

Prefeitos

Histórico do Município de Pederneiras

Festas Tradicionais

Aspectos Gerais